Stories e Lives no Instagram: comunicação temporária sensível ao contexto
Durante o período de março de 2020 a dezembro de 2021 participei de um projeto conjuntamente com Mateus Barbosa na disciplina de Computação Ubíqua e Sensível ao Contexto, ministrada pela professora Vaninha Vieira, na Universidade Federal da Bahia. Neste projeto pudemos realizar a exploração de alguma plataforma de comunicação, na qual deveríamos estudá-la, propor melhorias aos seus recursos baseados em conceitos da disciplina e por fim construir um artigo sobre o processo.
Este trabalho foi guiado por três etapas metodológicas principais: um estudo exploratório, o desenvolvimento de uma proposta, e a avaliação da proposta.
As setas roxas determinam o fluxo entre as etapas e as setas com borda determinam o fluxo entre as subetapas. Em algumas situações, foi necessário retornar aos passos anteriores para revisitar conceitos e realizar melhorias. Esse comportamento é representado pelas setas em vermelho.
O Desafio
O desafio proposto pela disciplina e seguido pela equipe foi:
Os recursos de comunicação do Instagram são sensíveis ao contexto?
Conhecendo o problema
Pesquisa exploratória
Sistemas Sensíveis ao Contexto e a Rede Social Instagram
“O uso crescente das redes sociais nos últimos anos é influenciado pela disseminação dos dispositivos móveis, que permitem que elas sejam utilizadas a qualquer hora e qualquer lugar. Esse crescimento também pode ser justificado pelo esforço dos desenvolvedores em melhorar a usabilidade e inteligência das interfaces, deixando-as mais intuitivas e naturais.” [Hui and Sherratt 2016]
“O Instagram se tornou a rede social com maior engajamento no ano de 2019 e possui cerca de 1 (um) bilhão de usuários ativos todos os meses.” [Mohsin 2020]
“O contexto é conhecimento que está por trás da habilidade de discriminar o que é ou não importante em um dado momento, apoiando indivíduos […] a compreender certas situações, ações ou eventos.” [Vieira et al. 2009]
“Muitos sistemas tradicionais e aplicações que existem atualmente, exigem a interferência explícita dos usuários para configurar preferências e fornecer informações acerca da tarefa que desejam executar.” [Vieira et al. 2009]
“Sistemas que exijam demasiada intervenção do usuário para identificar […] serviços relevantes tendem a perder espaço para aqueles capazes de oferecer serviços mais adaptáveis.” [Vieira et al. 2009]
“O Instagram é classificado como uma rede social móvel sensível ao contexto CS-MSN (do inglês Context-Sensitive Mobile Social Network).” [Yu et al. 2017]
Stories e Lives no Instragram: principais usos
O Instagram foi lançado no ano de 2010, tendo apenas o Feed de fotos como sua principal funcionalidade. A partir de 2012, o Instagram passou a receber muitas atualizações. Atualmente, dois dos recursos mais populares do Instagram são os Storiese e as Lives.
Os Stories contam mais de 500 milhõesde usuários frequentes [Mohsin 2020] e as lives tiveram grande projeção no ano de 2020 por causa da pandemia do COVID-19. Dados divulgados em [Leskin 2020] mostraram um aumento de 70% no uso do recurso no início da pandemia em Março de 2020.
Um estudo dirigido pela equipe do [InstagramBusiness 2018] envolvendo usuários de quatro países, revelou que as pessoas vão aos Stories para ver conteúdo ao vivo e por trás das câmeras, e além disso, algumas pessoas concordaram que os Stories facilitam a comunicação com amigos e família.
Entendendo o problema
A pesquisa de campo em formato de questionário online foi realizada para avaliar a experiência e a percepção de contexto pelos usuários quando se comunicam pelo Instagram, além de identificar o sentimento em relação aos Stories e Lives. Foram geradas 138 respostas no total e a maioria dos participantes concentrou-se numa faixa etária de 18 até 25 anos de idade e são estudantes. O perfil jovem dos participantes tem influência nos resultados, já que esse grupo costuma ter mais facilidade de uso nesse tipo de aplicação.
A pesquisa também revelou que:
- 92% usam o Instagram de forma pessoal, 25,4% usam de forma comercial e 48,6% usam para entretenimento;
- Em relação ao uso diário, 43,5% usam por 1–3 horas, 30,4% usam por menos de 1 hora, 21% usam entre 3–5horas e 5,1% das pessoas usam o Instagram entre 5–8 horas por dia.
- Em relação ao nível de satisfação com a recomendação de conteúdo, as respostas se concentraram, entre 7 e 8 numa escala de 0 até 10, sendo 10 uma satisfação maior.
- Sobre a satisfação geral no aplicativo, as respostas se concentraram, entre 8 e 9 numa escala de 0 até 10.
Em relação à sessão do questionário focada nos Stories:
- Identificou-se que aproximadamente metade dos participantes utilizam os Stories tanto para consumir conteúdo, quanto para produzir conteúdo e a outra metade utiliza apenas para consumo de conteúdo;
- Os participantes também destacaram a praticidade, interatividade, instantaneidade, naturalidade e a ordem de exibição como fatores que tornam a experiência com os Stories bastante agradável;
- Também houve interesse em utilizar elementos que podem ser adi-cionados aosStories, como localizac ̧ ̃ao, m ́usica, texto, entre outros, para aprimorar acomunicac ̧ ̃ao indiretamente, apesar da preocupac ̧ ̃ao com quest ̃oes relacionadas`a privaci-dade.
- Algumas pessoas destacaram ainda, que esses elementos poderiam ser utilizadospara potencializar a interac ̧ ̃ao por meio de diferentes modalidades de coment ́arios.
Em relação à sessão do questionário focada nas Lives:
- Foi identificado que 37.1% dos participantes utilizam o recurso dos comentários;
- 62% não consomem o conteúdo de uma live por completo;
- 77.2% das pessoas relataram que gostariam de ser notificadas de Lives que poderiam gostar;
- Sobre oque se considera mais agradável na experiência: maior disseminação de conteúdo e proximidade com o host; comportamento mais espontâneo do host; interação instantânea com o público.
- Entre as dificuldades relatadas: a limitação de recursos de interação com outros usuários presentes; forma ruim de apresentação das perguntas para o host; ausência de opção de ocultar os comentários; disposição das lives no mesmo local que os Stories atrapalha a visualização dos Stories.
Definição
O problema a ser resolvido: contribuir para uma melhor experiência do usuários de stories e lives a partir das dificuldades relatadas.
O benefício que deve ser alcançado: se utilizar ao máximo dos dados de uso dos usuário para realização de inferências e sugestões no uso das ferramentas.
Desta forma os usuários poderão fazer uso das ferramentas de forma mais efetiva sem constantemente terem que inserir suas preferências de forma explícita e diminuir a % desistência do uso de alguns recursos.
Priorização das ideias e solução
Observando o resultado das pesquisas surgiu o questionamento:
Como aprimorar a experiência dos Stories e Lives no Instagram por meio de uma comunicação temporária sensível ao contexto?
Os recursos aqui propostos buscam fornecer uma experiência de comunicação melhor ao usuário durante o uso das funcionalidades de Stories e Lives do Instagram. Utiliza-se a sensibilidade ao contexto para tomada de decisões e também organização da informação.
Partindo das respostas encontradas e dores mapeadas chegamos a conclusão que deveríamos construir um aplicativo que teria como principais pilares:
- Bot — Assistente virtual para os produtores de conteúdos em lives. Esse recurso realiza um filtro/agrupamento de perguntas e comentários frequentes que estão sendo feitos na Live, seleciona os mais condizentes com o tema da mesma e notifica comentários que vão contra as diretrizes da aplicação;
- Painel de lives — Neste painel as lives são divididas em categorias e o usuário pode explorar melhor de acordo com suas preferências e recomendações feitas pela própria aplicação;
- Comentários nos stories — Foi criada a possibilidade dos usuários permitirem outros de comentar nos seus stories; Também quando um usuário está prestes a comentar algo são sugeridos alguns comentários com base em elementos presentes no story: figurinhas, localização, músicas e afins.
Modelos de Contexto
Os modelos de contexto auxiliam a descrever as informações que devem ser consideradas como contexto em determinada aplicação e permitem representar a relação que existe entre essas informações e o APP, ou seja, as adaptações que a aplicação sofre com base na mudança dos valores das informações. Existem diferentes abordagens para modelagem de contexto, que utilizam diferentes técnicas e ferramentas.
Modelo 4W
Também foi construídas tabelas para definição dos modelos de contexto a partir do modelo 4W
A solução — Protótipo
Nossas soluções propõem ao usuário: encontrar suas lives por meio do painel de lives, utilizar o bot para visualizar de forma mais clara seus comentários e possibilitar comentários em seus stories, tudo para facilitar a experiência de uso dessas ferramentas de comunicação.
Outras funcionalidades foram inseridas no projeto e para conferir segue o link para ser avaliado:
Feedback dos usuários
Após o processo de prototipação e modelagem, foi realizada outra pesquisa de campo em formato de questionário online para avaliar a experiência e a percepção de contexto pelos usuários sobre as propostas construídas. Houveram 33 participantes no total, dos quais 51,5% também responderam o primeiro questionário.
Recursos implementados nos Stories:
- Os comentários públicos foram avaliados em relação a sua utilidade: Em uma escala de 0 até 10, 42,5% dos participantes deram notas situadas entre 7 e 10 e 30,3% deram notas entre 4 e 6.
- Os comentários em grupo foram bem aceitos, e 45,4% das notas se concentraram entre 8 e 10. A utilidade de sugestões em comentários foi avaliada de forma equilibrada pelos participantes.
- Ao mencionar que as sugestões são influenciadas pela informação contextual presente no Story, a aceitação foi maior, com 54,5% das notas situadas entre 8 e 10.
- Sobre os elementos mais relevantes para gerar sugestões, os usuários consideram as pessoas marcadas, localização e perguntas e respostas inseridas no Story como as informações mais importantes. Houve também uma aceitação muito boa em relação à ordem de exibição dos comentários com base na proximidade que possuem com a pessoa.
Recursos implementados nas Lives:
- Verificou-se que 90.9% dos participantes consideram que as recomendações e a divisão de categorias das Lives faz sentido.
- Com relação a utilização do recurso do bot, 33.3% respondeu que usaria se estivesse produzindo uma live, 27.3% se estivesse consumindo uma live e 30.3% usaria em ambos os casos.
- Por fim, sobre os recursos elencados como mais relevantes, 50% marcaram o aviso de comentário impróprio como relevante e 46.9% marcaram a seleção de perguntas frequentes (FAQ).
Artigo — Publicação e repercussões
O processo desse estudo foi documentado em um artigo com co-autoria de Mateus Barbosa, Ailton Ribeiro, Maria Clara Pestana e Vaninha Vieira. O mesmo foi submetido aceito no SBSC 2021 e concorreu como um dos melhores artigos do evento. Confira o artigo no seguinte link:
https://sol.sbc.org.br/index.php/sbsc/article/view/16025
O vídeo sobre o artigo pode ser encontrado abaixo:
Esse estudo faz parte do curso da disciplina Computação Ubíqua e Sensível ao Contexto, ministrada pela professora Vaninha Vieira, na Universidade Federal da Bahia na cidade Salvador-Ba, constituído pelo grupo em conjunto com Mateus Barbosa.
Obrigado