Projeto Maria Me Envia
Durante o período de junho a agosto atuei como Designer UX/UI enquanto residente na Residência de Software da Cubos Academy. Na residência pude aprofundar meus processos de discovery, prototipação e delivery no projeto Maria Me Envia. Um projeto dedicado a criação de uma aplicação para o serviço de Personal Shopping
O Desafio
O desafio proposto pela cliente Maria Maroun foi:
Como aprimorar a experiência de compras internacionais via personal shopping?
Conhecendo o problema
O serviço de personal shopping do Maria Me Envia já existia e estava sendo realizado via Instagram e WhatsApp. Assim, para a cliente, o trabalho operacional era bem dispendioso e também não proporcionava a melhor experiência e credibilidade para seus clientes.
Entendendo o problema
Após identificação do problema me empenhei na fase de entendimento do problema na a parir de uma Matriz CSD. Listando inicialmente as Certezas para classificar as Suposições e Dúvidas.
Ao lançar as ideias apareceram muitas Suposições e Dúvidas e algumas Certezas.
Tendo em vista o problema, defini o público-alvo a fim de entender as dificuldades e problemas dos usuários. Inicialmente realizando a construção da Matriz, Benchmarking com produtos do nicho e mapeamento público alvo a partir da análise de concorrentes diretos do segmento.
No benchmarking e mapeamento foram observados as seguintes realidades:
- A maioria do público é do gênero feminino;
- A maioria do público está na faixa etária de 25–34 anos;
- O público masculino tem mais recorrência na compra de artigos de tecnologia;
- Grande parte do público tem muitas dúvidas ou ressalvas sobre o serviço e tem medo de sofrer um golpe ou sair na desvantagem na hora da compra.
Definição
O problema a ser resolvido: contribuir para uma melhor experiência do comprador durante todo processo, desde o envio do produto até o recebimento em sua residência no Brasil. Além de para a cliente facilitar o gerenciamento de pedidos e entregas.
O benefício que deve ser alcançado: facilitar a compra de produtos no exterior.
Proto-personas
Através das pesquisas identificamos as dores do nosso público e criamos a nossas proto-personas dado o tempo de execução do projeto e ausência de questionário e entrevista com usuários reais.
Priorização das ideias e solução
Observando o resultado das pesquisas e nossas personas e também alinhado com as demandas previamente estabelecidas pela cliente foi estabelecida a criação de um aplicativo para o cliente final e um dashboard, responsivo para celulares, que auxiliasse o processo de entregas.
Ainda assim a pergunta inicial se mantinha para entender as principais funcionalidades que estariam inseridas nessa aplicação:
Como aprimorar a experiência de compras internacionais via personal shopping?
Para entender melhor esse cenário construí dois Canvas de Proposta de Valor do problema, um para o aplicativo e outra pra a dashboard:
Partindo das respostas encontradas e dores mapeadas chegamos a conclusão que o aplicativo deveria ter como principais pilares:
- Tutorial — Para auxiliar o entendimento do serviço completo foi utilizado um tutorial muito completo para descrição passo-a-passo do processo;
- Rastreamento — Acompanhamento total das caixas enviadas dos EUA para o Brasil por meio da API dos Correios;
- Montador de caixas— Os produtos recebidos no estoque do Maria me envia poderiam ser visualizados e reorganizados em diferentes caixas e enviados conforme a solicitação dos clientes;
- Declaração aduaneira— O cliente poderá declarar os seus objetos encaixotados para a alfândega já na aplicação.
Já a dashboard consistiria em:
- Dashboard com gráficos das caixas separadas por status, faturamento, número de clientes;
- Listagem das pedidos/caixas;
- Listagem dos clientes;
- Listagem dos posts do mini-blog presente no app (Dicas da Maria).
Fluxograma do aplicativo
Para direcionar o desenvolvimento do aplicativo desenvolvi um fluxograma para descrever os passos e etapas do processo. Abaixo podem ser vistos alguns do fluxos construídos.
Branding
Apesar do serviço do Maria Me Envia já estar em operação. A marca ainda não existia e foi necessário um processo de branding para criação da mesma. Este processo passou pelas etapas de moodboard, sketches da logomarca, testes de paleta de cores e testes de aplicação da marca.
Design System
Para facilitar a operação do processo de design também foi criado um Design System com a paleta de cores, família tipográfica e os principais componentes da aplicação.
Wireframes
Este é o momento da arquitetura da nossa solução e também de possibilitar a execução de todos os recursos criados tecnologicamente e torná-lo viável aos usuários.
A solução — Protótipo
O Maria Me Envia propõe facilitar compras internacionais via Personal Shopping permitindo aos usuários: acompanharem seus itens no estoque, separá-los em caixas para o envio para o Brasil, realizar a declaração aduaneira e acompanhar todo o processo de ponta a ponta, tudo para centralizar a experiência de compras e envio dos produtos dos clientes em um só local.
Outras funcionalidades foram inseridas no projeto e para conferir segue o link para ser avaliado.
O aplicativo poder ser baixado na Google Store e App Store agora mesmo. Confira abaixo e baixe já!
Agradecimentos
Esse projeto teve o apoio da Líder Técnica Adriane Machado e enquanto Product Maneger Thais Alonso e foi realizado dentro da Residência de Software da Cubos Academy. A parte do desenvolvimento da aplicação também teve parcipação dos líderes técnicos Matheus Hofstead e Gabriel Pereira e dos desenvolvedores Thauan Domingues, Daniel Brandão, Felipe De Luca.
Obrigado